Conheça mais sobre Máscara de Traça Reversa

 Home / Blog / Conheça mais sobre Máscara de Traça Reversa

Conheça mais sobre Máscara de Traça Reversa

Share Button

Máscara de Traça Reversa:
É um aparelho ortopédico que se utiliza em pacientes em fase de crescimento e com mordida cruzada anterior. A máscara produz mudanças favoráveis na relação sagital maxilomandibular com o uso de forças ortopédicas pesadas.
Parte que integram a biomecânica:
1 – Aparelho intrabucal:
Geralmente é utilizado um expansor palatino. Na altura do centro da face vestibular dos caninos soldam-se dois ganchos, destinados a inserir os elásticos.
A máscara é utilizada imediatamente após a realização da disjunção da maxila.
 2 – Aparelho extrabucal:
Geralmente, utiliza-se a Máscara de Petit.
Indicações:


Para corrigir mordidas cruzadas anteriores de natureza esquelética ou dentoalveolar.
O efeito esquelético da máscara é mínimo, não exerce efeito sobre o crescimento mandibular e o seu uso nos pacientes com um potencial de crescimento mandibular exagerado terá um prognóstico duvidoso.
Porém, se for um tratamento precoce, pode impedir que a mordida cruzada iniba o desenvolvimento do processo dentoalveolar superior.
Contra-indicações:

Por seu efeito de abertura do eixo facial, é contra-indicada em padrões de crescimento vertical em em mordidas abertas esqueléticas.
Também não se aconselha o seu uso em caso de prognatismo mandibulares exagerados.
Forças Utilizadas:

Utilizam-se forças crescentes.
Ao iniciar o tratamento, aconselham-se de 600 a 800g de cada lado.
Pode-se incrementar dependendo da idade do paciente, e a quantidade de correção necessária em até de 1200g de cada lado.
Tempo de uso:

Esse aparelho requer um uso de 10 a 12 horas diárias, especialmente durante o sono.
Adaptação da Máscara:

Colocar o Apoio frontal acima da região da Glabela.
Manter a Haste Central reta.
Apoiar a Mentoneira Deslizante no mento.
Ajustar o suporte Intermediário e a Haste Horizontal para os elástico, de forma que a direção dos elásticos fique para frente e para baixo, fazendo um angulação de aproximadamente 20º com a horizontal.
Corta o Bastão Central que sobrar  abaixo da Mentoneira para evitar possíveis injúrias. 

33 Comments

Lívia

Eu tenho que usar esse aparelho, mas eu to com medo de quanto tempo tenho que usar. Quantos meses devemos usar esse aparelho ??

Responder
Cetro Online

Olá Lívia. O tempo de uso depende de vários fatores como a idade do paciente e a severidade da má-oclusão. Em média, um tratamento ortopédico leva em torno de 2 anos de duração mas o tempo poderá ser, consideravelmente, mais curto dependendo da colaboração do paciente quanto ao uso. Desta forma, o importante é utilizado como o preconizado pelo seu ortodontista. É um excelente aparelho e não existem aparelhos substitutos. desta forma, tenho certeza que com um pouco de paciência e perseverança você terá um resultado fantástico para o seu caso. Um forte abraço, CetroOnLine.

Responder
Silmara

Minha filha de 7 anos está usando a máscara há seis meses. Sempre deixou o queixo dolorido e a pele machucada. Após o último ajuste, além de ferir muito a pele externamente, tem causado ferimentos na gengiva e causou retração da gengiva. A dentista disse que é normal, mas está insuportável o uso. Já colocamos os os mais diversos tipos de materiais para aliviar a pressão da mentoneira, como gaze, algodão, E.V.A., almofada, atualmente está usando silicone, mas ainda assim a está ahavendo muita pressão da mentoneira sobre gengiva e dentes inferiores. A mentoneira não tem a função apenas de apoio para que os elásticos movimentem os dentes superiores?

Responder
Cetro Online

Olá Silmara. A pressão é, de fato, muito intensa. A força utilizada é de aproximadamente 550 gramas de cada lado, ou seja mais de 1 kg de força. Porém a conduta está correta. O efeito primordial deste aparelho não é a movimentação dos dentes superiores, é o estímulo do crescimento maxilar; e para tal, uma alta força associada a um tempo de uso adequado é essencial para o sucesso do tratamento. Entretanto, em casos assim, optamos por utilizar um tempo de uso menor, como 12 horas por dia. É comum este tipo de dermatite na testa e no mento do paciente. Aconselho a senhora utilizar “almofadas de absorventes femininos” devidamente recortados nas regiões de contato com o aparelho, além de soluções anti-alérgicas como o Diprosalic sobre as regiões afetadas. Já as ulcerações na gengiva podem ser controladas através do ajuste do aparelho. Peça a Ortodontista que afaste os ganchos da gengiva e tenho certeza que o resultado será muito melhor. Espero poder te-lâ ajudado. Um forte abraço.

Responder
Silmara

Obrigada pela atenção e rápida resposta. Só gostaria de esclarecer mais um ponto: as ulcerações não são provocadas pelo gancho, elas acontecem na gengiva inferior pela pressão externa da mentoneira sobre as raízes dos dentes inferiores, mesmo com proteção. Já causou retração da gengiva em um dos dentes e me preocupa que este problema seja irreversível. Já questionamos a ortodentista a respeito, mas ela diz que esta tudo normal.

Responder
Cetro Online

Olá Dra Silmara. Não temos conhecimento de retrações gengivais de dentes inferiores causadas por pressão externa (do apoio da mentoneira). As retrações gengivais nesta região são mais associadas a estados patológicos pregressos ao tratamento ortodôntico, a grandes inclinações dentárias inferiores ou a deficiências no controle da placa bacteriana. De qualquer forma, pesquisaremos a correlação destas retrações com o apoio no mento e entraremos em contato. Um forte abraço, Cetro Online.

Responder
clara

Ola eu uso esse aparelho tenho 16 anos
Minha dentista disse que tenho q usar 14 horas
O pior de tudo q meu queixo fica doendo fica desconfortavel e cossando

Responder
Cetro Online

Olá Clara, certamente sua ortodontista têm razão em indicar a máscara de tração reversa. É normal o incômodo inicial na testa e no mento, inclusive com episódios de dermatite de contato. Aconselhamos, nestes casos, o uso de solução tópica de Diprosalic nas regiões onde coçar, certo?

Responder
Lilian

Olá, meu filho está usando há 15 dias e parece que já puxou bastante pra frente, isso é possível ou apenas impressão de mãe?

Responder
Cetro Online

Olá Lilian. É perfeitamente possível e desejável. O primeiro efeito que observamos é um aumento da inclinação dos dentes superiores – incisivos – e isto é rápido e esperado. Não se preocupe. Um grande abraço, Cetro Online.

Responder
Ana

Olá tenho 16 anos e faço uso do dito aparelho. Gostaria de saber se ele tem resultado satisfatório mesmo já sendo de maior idade por que comumente vê-se o uso de tal aparelho em crianças. Dores de cabeça e no ouvido também são comuns? Qual a quantidade de força deve ser usado nesse caso de idade já mais avançada?

Responder
Cetro Online

Olá Ana. Na sua idade, provavelmente as alteraçōes promovidas por este aparelho serão predominantemente dentoalveolares. Se a etiologia de sua má oclusão for dentária, sim, os resultados são muito positivos. As vezes, dores articulares e em estruturas do crânio podem ser relatadas pelos pacientes e devem ser comunicadas ao ortodontista para que o mesmo possa minimizar os desconfortos decorrentes do uso. As forças utilizadas neste caso variam de 350gr/f até 550gr/f (de cada lado) dependendo da etiologia do problema.

Responder
Jorgiany

Minha esta usando à 7 meses, aos poucos fomos descobrindo as formas que mais dão conforto. Por exemplo: Usar pomadas de assaduras em bebês no queixo e um pedacinho de tecido 100% algodão ajuda a não ferir. Os resultados foram ótimos e rápidos agora esta na fase de manutenção para então avaliar a possibilidade cirúrgica da correção maxilar.

Responder
Ana

Olá tenho 16 anos e faço uso do dito aparelho. Gostaria de saber se ele tem resultado satisfatório mesmo já sendo de maior idade por que comumente vê-se o uso de tal aparelho em crianças. Dores de cabeça e no ouvido também são comuns? Qual a quantidade de força deve ser usado nesse caso de idade já mais avançada?

Responder
Cetro Online

Olá Cristiane. Geralmente o valor cobrado é muito variável, depende de região para região, profissional para profissional. O valor é cobrado pelo serviço ou hora clínica do ortodontista, não pelo aparelho em si. Desta forma, só o seu dentista poderá te informar sobre o valor do tratamento, ok? Um grande abraço.

Responder
GEORGE MARCELO ROCHA BATISTA

MEU FILHO TEM 5 ANOS E ESTAR USANDO ESSA MASCARA HÁ 4 MESES, GOSTARIA DE SABER SE É REALMENTE RECOMENDADO NESSA IDADE?

GEORGE

Responder
Cetro Online

Olá George. Sim, é recomendado. Os principais estudos sobre o tema apontam que os melhores resultados para o tratamento da má oclusão de Classe III são de 5 a 10 anos de idade, período onde existe mais crescimento maxilar.

Responder
Wesley

Ola,eu tenho pragmatismo e gostaria de saber se tem algum aparelho para tratar isso,pois morrro de medo de cirurgias,desde ja obrigado

Responder
Cetro Online

Olá Wesley, acho que você quis dizer: prognatismo. Existem vários recursos para o tratamento de prognatismo mandibular, entretanto a escolha de um protocolo de tratamento específico depende de vários fatores como: potencial de crescimento, padrão facial, hereditariedade, idade de abordagem, etc. Desta forma, não é uma preferência pessoal a escolha por uma abordagem ortocirúrgica, Wesley, e sim um conjunto de fatores que devem ser criteriosamente avaliados pelo ortodontista.

Responder
ILZA

Meu filho tem 17 anos e está usando a máscara a 15 dias .É possível alcançar o resultado desejado apesar da idade. O dentista acredita que Sim.Obrigada.

Responder
Cetro Online

Depende, Ilza. Se a intenção do tratamento for apenas efeitos dentoalveolares, como inclinar os dentes para frente, SIM, é perfeitamente possível, inclusive em pacientes mais velhos. Porém, se a intenção for efeitos esqueléticos como o estímulo do crescimento da maxila, aí outros fatores deverão ser avaliados como: potencial de crescimento do paciente, características familiares e estágio do desenvolvimento esquelético do paciente. Para a análise deste último, sugerimos uma Radiografia Carpal para se ter uma previsibilidade melhor sobre a fase de desenvolvimento esquelético do paciente. Confie em seu dentista. Temos certeza que ele fará o que for melhor para seu filho. Um grande abraço.

Responder
Clemilda

Meu filho usa e não tem nem um incômodo nem ferimento ,o aparelho hirax também a dentista disse que era para doer e ele disse que não doeu nada e só tem 12 anos .Por que será? tem gente que fala que dói demais !

Responder
Cetro Online

Clemilda, obrigado pela pergunta. Existem várias justificativas. A primeira delas é que o limiar de dor é algo muito pessoal e portanto, poderá variar muito de pessoa para pessoa. O segundo ponto a ser pensado é o objetivo que pretende ser alcançado com este aparelho: Pretende-se apenas alterações dento-alveolares? Nestes casos , força utilizada é de baixa intensidade, o que consequentemente causa menos desconforto nos pacientes. Ok? Um grande abraço, Cetro Online.

Responder
Laura

Olá, faço o uso dessa gracinha, cor de rosa ainda. Tenho 18 anos e estou com ele já faz 2 meses e 7 dias. Já vi bastante resultado, não só como eu mas as pessoas ao meu redor também. Minha dentista disse que meu caso era cirúrgico mas que a gente irira fazer essa tentativa pelo fato de não querer me submeter a cirurgia. O mas difícil no meu tratamento está sendo as pessoas ignorantes. Trabalho com público e fico com a máscara o tempo todo e vira e mexe vejo as pessoas rirem. Não me importo. :)

Responder
Cetro Online

Olá Laura, parabéns pela indiferença a ignorância alheia. Temos certeza que com uma paciente colaboradora como você o resultado de seu tratamento será o melhor possível. Conte conosco!!!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>