INTERCUSPIDAÇÃO: O uso de elásticos

 Home / Blog / INTERCUSPIDAÇÃO: O uso de elásticos

INTERCUSPIDAÇÃO: O uso de elásticos

Share Button
Intercuspidação: 
É um procedimento que constitui parte do estágio de finalização de um tratamento ortodôntico corretivo. Visa melhorar a relação vertical entre os dentes antagônicos.
Como este procedimento está na dependência da relação alcançada durante a mecanoterapia, ele não tem um caráter obrigatório, sendo realizado, portanto, apenas, quando necessário.
Caracteriza-se pelo uso de elásticos intermaxilares, com vetores predominantemente verticais, que liberam forças aproximadas de 100 a 150 gramas.

Os elásticos são encontrados no mercado em tamanhos variados: 1/8, 3/16, 5/16, 1/4, 1/2. Cada tamanho apresenta variações na sua espessura, que lhes conferem a designação de leve (L), médio (M) e pesado (P), em concordância com a magnitude da força liberada.

Via de regra, os elásticos devem ser usados ininterruptamente e substituídos todos os dias, até alcançarem os objetivos desejados.
  
NÃO EXISTE UM ESQUEMA GERAL:
O planejamento da distribuição dos elásticos é variado e depende da função, do tipo e direção do movimento a ser realizado.
Exemplos:

Elásticos 3/16” (4,80 mm): Utilizado para ajuste Antero-posterior, maxilo-mandibular, promoção de força com resultante mais horizontal. Elásticos de Classe II e Classe III longo.


Elásticos 1/8” (3,20 mm): Utilizado para pequeno ajuste Antero-posterior, maxilo-mandibular, promoção de forças com resultante mais vertical. Elásticos de Classe II e Classe III curto.




Elásticos 1/8” isolados:



Elásticos de 1/8”, 5/16” ou  3/16”combinados:



Elásticos“sanfonados”: 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>