Cantilever com fio TMA: COMO FAZER!

 Home / Blog / Cantilever com fio TMA: COMO FAZER!

Cantilever com fio TMA: COMO FAZER!

Share Button

Cantilever com fio TMA

Na clínica diária de ortodontia, por muitas vezes nos deparamos com situações onde necessitamos verticalizar molares, usando o Cantilever.

Objetivos da verticalização de molares:
Recuperação do espaço + reposição protética do elemento ausente.
Recuperação do espaço +implante + prótese.

Cantilever na clínica diária.

Cantilever na clínica diária

Fechamento do espaço dependendo da situação oclusal.
Eliminar o colapso oclusal e problema periodontal subsequente.

Confira o vídeo:

Para a confecção do CANTILEVER, utilizamos um fio de TMA (titânio-molibdênio) 017 X025″. Primeiramente, cortamos um segmento de fio de aproximadamente 10cm e levamos-o próximo ao dente que desejamos verticalizar. Com uma caneta marca-fios, fazemos a primeira marca após a entrada do tubo do molar a ser verticalizado.

OBS. É importante que o fio ultrapasse o comprimento total do tubo.

Depois, com o alicate de Nance , fazemos duas dobras (próximas a 90°) com a extremidade menor da ponta ativa do alicate.

OBS. Cuidado, o fio TMA se parte com dobras “vivas”, de 90°.

Inserimos o fio dentro da secção retangular do tubo (a secção superior ou inferior), e fazemos uma segunda marca na mesial do braquete do canino. Ainda com o alicate de Nance, fazemos uma dobra vertical.

Depois, com o alicate de Ômega, criamos um hemi-helicóide voltado para o interior do fio (em direção ao canino). Cortamos o excesso de fio, com um alicate de corte pesado e instalamos o CANTILEVER com um alicate Weingart.

Para evitar injúrias a gengiva do paciente, aconselhamos adaptar o dispositivo acompanhando o contorno natural do arco do paciente. Para tal, utilizamos um alicate 139 e com movimentos suaves criamos uma pequena curvatura em toda a extensão da parte horizontal do dispositivo.

OBS. Utilize sempre a parte redondo do alicate para evitar criar ângulos retos no fio.

OBS. Não faça curvas acentuadas, pois a medida que o CANTILEVER se afasta da gengiva, ele se aproxima da bochecha; e com o uso noturno do aparelho, a mucosa poderá ser ferida.

Após a instalação no tubo do dente a ser movimentado, instalamos este SISTEMA ESTATICAMENTE DETERMINADO na região anterior, apoiando seu gancho diretamente ao fio contínuo (deverá ser um fio de aço 019 X025″). Para evitar a solta do dispositivo, aconselhamos fazer uma pequena dobra vertical na distal do tubo do molar.

CONHEÇA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ORTODONTIA DO CETRO.

Clique na IMAGEM!

APERFEIÇOAMENTO ORTODONTIA

4 Comments

Cetro Online

Olá Dilson. Geralmente utilizamos na técnica SWA, um fio 017X025 TMA (titânio-molibdênio), ou o fio 019X025 aço com helicóide. Na técnica segmentada de Ricketts, utilizamos o fio 016X016 TMA.

Responder
Cetro Online

Em média, utilizamos de 120 a 150g/força por molar, Dra Márcia. Recomendamos as tabelas de força do Dr. Ricketts ou do Dr. Brian Lee para consulta de forças ideais – em movimentos sagitais e verticais, certo? Um grande abraço.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>