CLASSE III – braquetes pré-ajustados não compensatórios X braquetes pré-ajustados prescrição Capelozza Padrão III

 Home / Blog / CLASSE III – braquetes pré-ajustados não compensatórios X braquetes pré-ajustados prescrição Capelozza Padrão III

CLASSE III – braquetes pré-ajustados não compensatórios X braquetes pré-ajustados prescrição Capelozza Padrão III

Share Button

1. TÍTULO:
Eficiência do tratamento ortodôntico compensatório da má oclusão de Classe III com dois sistemas de BRAQUETES diferentes.
Efficiency of compensatory orthodontic treatment of mild Class III malocclusion with two different bracket systems.

2. AUTORES:
ARAGON, Mônica L. C. et al.

3. PUBLICAÇÃO:
Dental Press J. Orthod. [online]. 2017, vol.22, n.6, pp.49-55. ISSN 2176-9451.

4. RESUMO
4.1. Objetivo: o objetivo desse estudo foi avaliar a eficiência do tratamento ortodôntico compensatório de pacientes com má oclusão de Classe III suave usando dois diferentes sistemas de braquetes pré-ajustados.

CLASSE III

4.2. Métodos: foram avaliados retrospectivamente, após análise de registros ortodônticos, cinquenta e seis pacientes tratados consecutivamente de má oclusão de Classe III, por meio de movimentos de compensação dentária. A amostra foi dividida em dois grupos, de acordo com os braquetes utilizados: Grupo 1 – braquetes pré-ajustados não compensatórios para Classe III, prescrição Roth (n = 28); Grupo 2 – braquetes pré-ajustados para tratamento compensatório de Classe III, prescrição Capelozza Padrão III (n = 28). Considerou-se a análise cefalométrica, número de consultas realizadas e de consultas perdidas, meses de uso dos elásticos intermaxilares de Classe III e quebras de braquetes/bandas. Foram utilizados para calcular a eficiência do tratamento: tempo de tratamento, índice PAR (Peer Assessment Rating) ao início (PAR T1) e fim de tratamento (PAR T2). A comparação intergrupos foi realizada com o teste MANOVA, a p< 0,05. 4.3. Resultados: não houve diferença estatisticamente significativa (p> 0,05) entre os grupos quanto às medidas cefalométricas, número de consultas perdidas, quebras de braquetes/bandas e tempo de uso dos elásticos de Classe III. Os pacientes tratados com braquetes Roth tiveram tempo de tratamento sete meses maior (p= 0,01). Observou-se melhora significativa na oclusão dos pacientes (PAR T2-T1) para ambos os grupos, sem diferença estatística significativa (p= 0,22).

4.3. Resultados: não houve diferença estatisticamente significativa (p> 0,05) entre os grupos quanto às medidas cefalométricas, número de consultas perdidas, quebras de braquetes/bandas e tempo de uso dos elásticos de Classe III. Os pacientes tratados com braquetes Roth tiveram tempo de tratamento sete meses maior (p= 0,01). Observou-se melhora significativa na oclusão dos pacientes (PAR T2-T1) para ambos os grupos, sem diferença estatística significativa (p= 0,22).

4.4. Conclusão: os braquetes ortodônticos projetados para compensação das más oclusões de Classe III parecem ser mais eficientes do que os pré-ajustados não compensatórios. O tempo de tratamento para pacientes Classe III tratados com braquetes projetados para compensação foi menor do que com a prescrição Roth, e nenhuma diferença na qualidade da oclusão final foi observada. Sugere-se um estudo prospectivo randomizado, para fornecer uma visão mais profunda sobre esse assunto.

4.5 Palavras-chave:  Braquetes ortodônticos; Má oclusão Classe III de Angle; Dentição permanente.

LINK PARA O ARTIGO: AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>