CONHEÇA ALGUMAS ALÇAS DE RETRAÇÃO

 Home / Blog / CONHEÇA ALGUMAS ALÇAS DE RETRAÇÃO

CONHEÇA ALGUMAS ALÇAS DE RETRAÇÃO

Share Button

1. Título: Alguns aspectos da mecânica das alças de retração ortodôntica.

2. Autores:
Marcelo do Amaral Ferreira,
Paulo César Borges,
Marco Antônio Luersen.

ALÇA3. Publicação:
R Dental Press Ortodon Ortop Facial Maringá, v. 13, n. 3, p. 112-123, maio/jun. 2008

4. Resumo:
As alças de retração ortodôntica são comumente empregadas em sistema Edgewise por meio de uma abordagem seccional (ex.: retração de caninos) ou por meio de uma abordagem segmentada (ex.: retração dos dentes anteriores em conjunto). Estas alças podem modular a demanda de ancoragem, dependendo dos objetivos impostos pelo plano de tratamento.

Neste trabalho são discutidas as propriedades mecânicas relacionadas ao projeto de alças de retração ortodôntica, o sistema de forças decorrente de sua conformação geométrica e ativação, e os métodos empregados para testá-las.

Dentre as técnicas utilizadas na análise de uma alça, o Método dos Elementos Finitos (MEF) merece destaque. Embora seja baseado em modelos matemáticos, é uma ferramenta eficaz e não onerosa para a simulação computacional de um protótipo, podendo-se assim avaliá-lo antes de sua construção física. Já os métodos experimentais se aproximam mais da condição real, porém com custo mais elevado. A utilização em diferentes estágios de ambos os métodos é aconselhável para um melhor desenvolvimento e caracterização dos protótipos.

5. Palavras-chave: Alças ortodônticas. Propriedades mecânicas. Testes mecânicos. Unidade de ancoragem

LINK PARA O ARTIGO: AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>