[ARTIGO] — UM ESTUDO COMPARATIVO DE FORÇAS EM 3 SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA HYRAX

 Home / Blog / [ARTIGO] — UM ESTUDO COMPARATIVO DE FORÇAS EM 3 SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA HYRAX

[ARTIGO] — UM ESTUDO COMPARATIVO DE FORÇAS EM 3 SISTEMAS DE FIXAÇÃO PARA HYRAX

Share Button

H1. TÍTULO:
Estabilidade do braço anterior de três diferentes expansores: um estudo in vitro.
Stability of the anterior arm of three different Hyrax hybrid expanders: an in vitro study.

2. AUTORES:
Iglesia, Gonzalo de la et al.

3. PUBLICAÇÃO:
Dental Press J. Orthod., Jan 2018, vol.23, no.1, p.37-45.

4. RESUMO:
4.1. Introdução:a força aplicada sobre os dentes por expansores ortopédicos fixos já foi estudada antes, mas não a força aplicada sobre os mini-implantes ortodônticos (MIOs) usados para expandir a maxila com expansores do tipo Hyrax híbrido (EHH).

4.2. Objetivo: o objetivo desse artigo foi avaliar a segurança clínica dos componentes (MIO, abutment de fixação, e braços de fio duplo) de três sistemas de transmissão de força (STF) usados para expansão ortopédica da maxila: Jeil Medical & Tiger Dental™, Microdent ™ e Ortholox ™.

4.3. Métodos: para realizar esse estudo in vitro sobre a resistência à carga mecânica, foram usadas três tipos de sistema de fixação (colado, aparafusado e coupling) e MIOs de três diâmetros diferentes (Jeil™ 2,5 mm; Microdent™ 1,6 mm e Ortholox™ 2,2 mm), com suas respectivas mecânicas de STF. Foram realizados 10 testes para cada STF, usando uma carga lateral estática em blocos de osso artificial (Sawbones™), com uma máquina universal de testes e, depois, comparou-se, por meio de radiografias, os desempenhos, levando-se em consideração as cargas, deformações e fraturas dos componentes de cada STF.

4.4 Resultados: com a carga a 1 mm e sem exceder o limite de deformação elástica, os valores dos STFs variaram de 67 ± 13 N a 183 ± 48 N. Sob deformações maiores, o sistema Jeil & Tiger™ foi o que apresentou maior resistência às cargas elevadas, com valor de 378 ± 22 N; seguido pelo Microdent™, com 201 ± 18 N, e Ortholox™, com 103 ± 10 N. Com a carga a 3 mm, o eixo do MIO se dobrou e deformou quando seu diâmetro era menor que 2,5 mm. O abutment de fixação é crucial para a transmissão das forças e momentos.

4.5.Conclusões: o presente estudo evidenciou a importância da rigidez no design dos diferentes componentes dos STFs dos EHH. Também revelou que eles são adequados para a expansão da maxila em adolescentes e adultos jovens, pois as forças de expansão, em média, excederam os 120N. Além disso, a desconexão precoce do abutment ou o uso de mini-implantes de menor diâmetro no design do STF seriam apropriados apenas em crianças.

4.6. Palavras-chave : Microparafusos; Mini-implantes; Expansor Hyrax híbrido; Expansão rápida da maxila; Estabilidade do abutment.

LINK PARA O ARTIGO: AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>