Gravatas: A nova moda!

 Home / Blog / Gravatas: A nova moda!

Gravatas: A nova moda!

Share Button
Hoje em dia, a tendência entre os profissionais é aposentar a roupa branca e aderir à nova moda de trabalhar com traje esporte fino e mesmo trajes mais sociais.

A ‘roupa branca’ já foi símbolo de limpeza, higiene e status. A orientação era de usar o uniforme branco para se mostrar imaculado para os pacientes. Mas, com o passar do tempo este símbolo foi se banalizando e os profissionais mais atentos à moda foram modificando esse hábito.

Alguns dentistas, copiando os colegas estrangeiros, estão trabalhando mais formais, utilizando, agora, roupas sociais, gravata, jaleco e um bom sapato social.

Então, para ajudar a manter a linha desses colegas vou passar algumas dicas sobre as gravatas, isso porque alguns estão errando feio nesse quesito…

Voilà:


Histórico:
Os soldados croatas, recrutados pelo Rei Luis XIII da França, para se protegerem do frio, atavam um lenço ao redor do pescoço. Os croatas, donos do legitimo charme eslavo, lançam a moda pelas terras Francas. Por volta de 1650, a gravata invade a corte do rei Louis XIV.
Cada um rivaliza com audácia e elegância adicionando rendas, tiras de seda e muito flu-flu. Logo, a França, meca dos artigos de luxo, exporta a moda para todo o ocidente. E a gravata vai sendo usada pelos ricos e os dândis. Assim, a gravata atravessou os séculos!
Hoje, dos estudantes japoneses aos empresários de Manhattan, passando pelos doutores brasileiros, centenas de milhões de homens usam gravatas, pelo mundo a fora.

O uso:
Cada ocasião pede uma gravata em harmonia com o momento!

Para trabalho, a gravata deve ser de grande sobriedade. As gravatas sóbrias e neutras são aceitáveis para dar elegância à postura. Mas, gravata do dia-a-dia deve adaptar-se ao estilo do seu consultório. Uma gravata em seda sóbria será sempre bem-vinda. Lembre-se: deixe as gravatas super-coloridas ou com desenho de seu cartoon preferido para os publicitários! Para um congresso, por exemplo, a gravata reflete a imagem do seu consultório e para os encontros, em geral, ela mostra a sua personalidade.

A cor:
A escolha da cor de uma gravata é sempre delicada! Ela deve levar em conta a cor da camisa e também do terno. 

Existem duas técnicas para ornar: A gravata vem em contraste ou se funde com a cor da camisa ou do terno.

  1. A gravata preta: lisa, elegante e sóbria, é principalmente associada a terno preto e a uma camisa branca para oferecer um contraste feliz.
  2. As gravatas brancas ou creme são frequentemente reservadas para ocasiões especiais. Elas ornam com o branco de uma camisa dos grandes dias.
  3. A gravata rosa é perfeita para uma camisa branca, azul-celeste ou um terno cinza
  4. A gravata vermelha harmoniza-se perfeitamente com uma camisa azul, rosa, preta ou branca.
  5. A gravata amarela é ideal sobre uma camisa azul lisa ou com riscas, do azul acentuado quase marinho ao azul-bebê, ou ainda para alegrar uma camisa de tom outonal. Atenção: A gravata amarela deve ser evitada com uma camisa rosa.
  6. A gravata azul associa-se magnificamente com uma camisa azul no mesmo tom ou mais claro assim como uma camisa branca. Quanto mais a cor da gravata é acentuada, mais assinará elegância.
  7. A gravata verde, menos evidente a utilizar, pode adaptar-se a camisas vermelhas, brancas, pretas ou verdes em tons mais claros.


 Agora, uma dica de última hora: antes de sair engravatado por aí, mande instalar um ar condicionado no seu consultório! : P

Ouça: Roupa Branca: sim ou não?
Duvida com o nó da gravata? Sabia como fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>