Ortodontia Invisível – Bráquetes Estéticos

 Home / Blog / Ortodontia Invisível – Bráquetes Estéticos

Ortodontia Invisível – Bráquetes Estéticos

Share Button
Brackets autoligados ClarityTM
3M Unitek
Definitivamente, os bráquetes estéticos NÃO são todos iguais. Há várias opções e cada um com suas características próprias e bem diferentes. 
As diferenças estão no material de fabricação, na técnica de fabricação e, mesmo, na indicação.

Veja:


1 – Os bráquetes de Policarbonato:
O policarbonato é uma resina com a dureza próxima à do aço. São atóxicos, inodoro e sua coloração e translucidez são adequadas para um bráquete estético. Mas, esse material sofre uma descoloração, ou seja, vai ficando ‘amarelado’ devido à exposição a alimentos e líquidos e, também, com absorção de água e saliva.
Sua indicação é para casos de tratamento mais curtos. Ou seja, para um alinhamento e nivelamento light. 

2 – Os bráquetes de Cerâmica ou ‘porcelana’:
Os bráquetes de cerâmica foram desenvolvidos para tentar eliminar as desvantagens dos bráquetes de ‘plástico’. As suas características são alta dureza, friabilidade, alto coeficiente de atrito e coloração e translucidez adequadas para um bráquete estético.
Os bráquetes cerâmicos podem ter dois tipos de composição: Policristalina ou Monocristalina. A diferença é que na fabricação dos policristalino podem ser produzidos vários braquetes ao mesmo tempo, já os monocristalino só podem ser produzidos uma peça de cada vez. 
brackets autoligados ClarityTM
3M – Unitek
Mas, os bráquetes cerâmicos, também, apresentam algumas limitações como alta fricção com os fios metálicos, apresentam possibilidade de fraturas por fadiga de material e podem criar uma faceta de desgastes nos dentes antagonistas. 

Ao optar pela utilização dos bráquetes estéticos, um planejamento cuidadoso de cada caso deve ser realizado. Conhecer as características da oclusão do paciente e elaborar um plano de tratamento realista, colocando para o cliente as vantagens e desvantagens de cada tipo de bráquetes.


Lembre-se:

Dê preferência para aparelhos pré-ajustados, escolhendo a prescrição mais indicada para cada caso, afim de minimizar a necessidade de torque nos fios. 

Comece a pesquisar sobre os bráquetes auto-ligados, pois já há a opção de bráquetes estéticos para esse sistema também.


ATENÇÃO: Leia o artigo completo no site Aparelhos Dentários.

Palavras-chave: Odontologia. Ortodontia. Bráquetes Estéticos. Bráquetes de Safira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>