PROTOCOLO CIRÚRGICO PARA INSTALAÇÃO DOS MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS

 Home / Blog / PROTOCOLO CIRÚRGICO PARA INSTALAÇÃO DOS MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS

PROTOCOLO CIRÚRGICO PARA INSTALAÇÃO DOS MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS

Share Button

1 – A área de escolha para a inserção dos mini-implantes que serão utilizados como ancoragem para o movimento de retração em massa dos dentes ântero-superiores é preferivelmente o espaço entre as raízes dos segundos pré-molares e primeiros molares superiores.

A avaliação do espaço inter-radicular é feita por meio de radiografias periapicais obtidas com a técnica do paralelismo da região de interesse.

2 – A parte cirúrgica é dividida em três etapas:
1ª – anestesia local da região com o uso preferencial de lidocaína 0,2%.
2ª – perfuração apenas da cortical externa, com fresa de 1,1 mm de diâmetro adaptada ao motor de implantes osseointegrados. Com os atuais parafusos autoperfurantes, nessa etapa pode ser eliminada completamente.
3ª – após a perfuração da cortical externa, é realizada a inserção de um mini-implante ortodôntico autoperfurante de 1,3 mm de diâmetro, comprimento variando de 9 a 11mm e cinta média (Sistema Neodent).

3 – Após a instalação dos mini implantes,é realizada uma radiografia periapical da região, onde o mini-implante foi inserido para confirmar o correto posicionamento e sua relação com estruturas anatômicas ósseas e radiculares. 
Os mini-implantes devem, sempre que possível, ser instalados em mucosa ceratinizada inserida. Alguns pacientes podem ter limitações anatômicas que dificultam o posicionamento ideal dos mini-implantes, como a posição do assoalho do seio maxilar, pouca faixa de mucosa ceratinizada inserida e proximidade das raízes dos dentes envolvidos. 
Essas limitações devem ser avaliadas no planejamento do local de inserção e dependendo da situação pode-se alterar o protocolo cirúrgico.

4 – Carga imediata.

Força inicial devia ser menor que a ideal, para não haver sobrecarga nesta fase da ativação. Então, aumentar, gradualmente, até atingir a força ideal.
Sempre medir a força com um dinamômetro.
A quantidade de força pode variar de 50 a 300 gramas, podendo ser aplicada imediatamente ou aguardar um período de até 4 semanas, dependendo da qualidade do osso. A Força deverá ser calibrada até 300 g de cada lado,caso sejam distalizados os seis elementos dentários.

5 – A retração em massa dos dentes ântero-superiores é realizada utilizandose um fio retangular 0,018 x 0,025” de aço, com ganchos soldados entre os incisivos laterais e caninos superiores. Molas fechadas de níquel-titânio (NiTi) são ligadas diretamente dos mini-implantes ao ganchos soldados no fio retangular.
Também pode utilizar Gurin com haste longa no fio retangular 0,019 x 0,025”

Resumo:

RETRAÇÃO ANTERIOR
QUANTIDADE DE MINI-IMPLANTES

02 MINI-IMPLANTES
LOCAL DE INSTALAÇÃO
1 – Entre os segundos pré-molares e os primeiros molares superiores;
2 – Entre os segundos pré-molares e os primeiros molares inferiores;
3 – Entre os primeiros e os segundos molares inferiores, preferencialmente.


FINALIDADE

Ancoragem direta para a distalização anterior, com diminuição de possíveis movimentos indesejáveis de mesialização da unidade de ancoragem

FORÇA
A quantidade de força pode variar de 50 a 300 gramas, podendo ser aplicada imediatamente ou aguardar um período de até 4 semanas, dependendo da qualidade do osso.


CONCLUSÃO
O desenvolvimento dos mini-implantes ortodônticos autoperfurantes facilitou o procedimento de instalação e, dessa forma, aumentou o interesse dos ortodontistas nesses dispositivos. A evolução dos mini-implantes torna a sua utilização uma alternativa mais viável, principalmente quando existe a necessidade de se realizar movimentações complexas e de difícil controle dos efeitos colaterais da mecânica.

Artigo-base:
PROTOCOLO CIRÚRGICO PARA A INSTALAÇÃO DOS MINI-IMPLANTES A SEREM UTILIZADOS COMO ANCORAGEM NA RETRAÇÃO EM MASSA DOS DENTES ÂNTERO-SUPERIORES
Zenóbio EG, Araújo LHL, Pacheco W, Cosso MG
Revista Saúde 3(1) 2009 – UnG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>