CEFALOMETRIA: MEDIDAS IMPORTANTES.

 Home / Blog / CEFALOMETRIA: MEDIDAS IMPORTANTES.

CEFALOMETRIA: MEDIDAS IMPORTANTES.

Share Button

Cefalometria:
É a ciência que, metodologicamente, estuda as dimensões das estruturas do crânio e da face. Em odontologia, refere-se a certa combinação de medidas angulares e lineares desenvolvidas para o traçado de radiografias laterais e frontais do complexo craniofacial. É utilizada para avaliar o crescimento e o desenvolvimento craniofaciais de forma longitudinal, bem como auxiliar imensamente na determinação da natureza da resposta ao tratamento ortodôntico.

Veja o vídeo.

6 Comments

Sônia

Bom dia Bruno ! muito legal este documentário, eu trabalhei em consultório de Dentista como atendente, alguns anos atrás, sucesso pra vc, adorei a materia.

Responder
Cetro Online

Olá Dra Sonia. Estamos lisonjeados pelo elogio e ficamos felizes que você tenha gostado. Porém, creio que não há ninguém com este nome aqui, mesmo assim, obrigado! Um abraço Cetro Online.

Responder
Luciana Geraldes Pires

e se o Ponto N e o porto S forem altamente variáveis? não haverá nenhum ângulo confiável….e se a base anterior do cranio for em um comprimento maior? e ainda…..valores de norma não condiz com o perfil (tecidos moles) de Brasileiros

Responder
Cetro Online

Ola Dra Luciana, muito bem colocadas suas considerações, embora não concordamos com algumas delas. Ponto N e ponto S variáveis? Desconhecemos um ponto S que não esteja no centro da sela turca, bem como não concordamos com a possibilidade de marcarmos o ponto N fora da sutura frontonasal! Caso a senhora esteja se referindo a distância S-N, esta sim, apresenta variações, embora em 78% da população, a medida esteja rigorosamente dentro da norma. Assim, pedimos, por gentileza, que especifique, o que é altamente variável para senhora? Que critérios a senhora utiliza para definir alguma medida como “altamente variável”? Além disso, o que é base “anterior” do crânio? A senhora se refere ainda a medida S-N? Existe uma medida que a senhora utilize para a “base posterior do crânio”? Reconhecemos as limitações de todas as técnicas cefalométricas, sejam elas Mcnamara, Usp-Unicamp, Sassouni, Ricketts, Jarabak, e todas as outras, porém achamos que as medidas e interpretações de qualquer análise cefalométrica são de extrema importância para a vida acadêmica do aspirante a especialista visto que foram utilizadas por um longo período histórico (desde a invenção do cefalostato pelo Broadbent e Hofrat), é um recurso barato, de fácil obtenção, torna o diagnóstico mais objetivo – por se basear em valores normativos – e facilita a compreensão e o diálogo entre profissionais. Por fim, os valores de referência de perfil mole devem, sim, ser interpretados levando-se em consideração as características da população local, mas aconselhamos a você, Dra Luciana, avaliar o perfil através de um outro exame – A análise facial – é mais confiável, independente de sua nacionalidade. Um grande abraço, Cetro Online.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>