O que você já deveria saber sobre: Plano Oclusal, Curva de Spee e Curva de Wilson

 Home / Blog / O que você já deveria saber sobre: Plano Oclusal, Curva de Spee e Curva de Wilson

O que você já deveria saber sobre: Plano Oclusal, Curva de Spee e Curva de Wilson

Share Button

Plano Oclusal, Curva de Spee e Curva de Wilson

Plano Oclusal:

 
Plano oclusal é estabelecido por uma linha reta traçada da oclusal do último dente inferior erupcionado à borda incisal dos incisivos centrais inferiores.

 

 
As biomecânicas ortodônticas atuam nos processos dentoalveolares, estabelecendo mudanças no plano oclusal no sentido horário ou anti-horário. A rotação do plano oclusal no sentido anti-horário significa fechamento de mordida, e a rotação do plano oclusal no sentido horário significa abertura de mordida.



O Plano Oclusal é fator importante na obtenção da harmonia funcional no final do tratamento ortodôntico. Para tanto, os slots dos braquetes superiores e inferiores, as bordas incisais dos incisivos superiores e as bordas incisais dos incisivos inferiores devem estar paralelo ao Plano Oclusal.
 
 
Curva de Spee:
 
A Curva de Spee é uma linha curva no sentido ântero-posterior que tangencia as pontas de cúspides vestibulares dos dentes posteriores e as bordas incisais dos incisivos.

 

Essa curva foi descrita por Von Spee, em 1890, como côncava, no nível dos dentes inferiores, e convexa, no nível dos dentes superiores, sendo o ponto mais inferior a ponta da cúspide mésio-vestibular do primeiro molar inferior. Em Ortodontia, estuda-se a curva de Spee considerando-se a arcada inferior e tendo como referência o ponto mais inferior na região entre a cúspide vestibular do primeiro molar inferior e a cúspide vestibular do segundo pré-molar inferior com relação ao plano oclusal.
 
No planejamento ortodôntico, deve-se considerar a Curva de Spee por causa da necessidade de espaço para seu nivelamento.
Em casos sem extrações: o nivelamento da Curva de Spee inclina os incisivos inferiores para vestibular, aumentando o perímetro do arco inferior.
Durante a execução das biomecânicas ortodônticas, promovem-se alteração no processo dentoalveolar nivelamento da Curva de Spee, tornando-a mais próxima do plano oclusal.
Muitas vezes, faz-se necessária a reversão do arco ortodôntico para nivelamento da Curva de Spee. A reversão do arco ortodôntico propicia a inclinação dos incisivos inferiores. Recomenda-se introduzir torque vestibular de raízes para incisivos inferiores a fim de impedir a ocorrência dessa resultante.
 
A Curva de Spee deve manter harmonia com os movimentos funcionais da oclusão em protrusiva e em látero-protusão. O tratamento ortodôntico pode ser finalizado estando a Curva de Spee relativamente plana. No entanto, tendenciará a traçar uma trajetória curva através da função mastigatória, após a remoção do aparelho ortodôntico.

Curva de Wilson:
 
Em 1911, Wilson G. H. verificou que os dentes inferiores posteriores apresentavam inclinação para lingual, observada como sendo uma linha que tangencia a curvatura oclusal através das pontas das cúspides vestibulares e linguais dos dentes inferiores posteriores no sentido transversal.

 

Quanto mais acentuada a curva de Wilson, mais inclinado para a lingual estará o plano oclusal dos molares inferiores, estando as cúspides cêntricas dos molares – cúspides vestibulares – mais altas em relação às cúspides linguais.
 
A curva de Wilson sofre variação em função dos torques que são incorporados aos braquetes e aos tubos dos dentes posteriores inferiores. Quanto mais torque negativo apresentarem os tubos molares inferiores, mais inclinação será dada à curva de Wilson, acentuando as cúspides cêntricas.
As biomecânicas de fechamento de espaços podem contribuir na inclinação da curva de Wilson, acentuando as cúspides cêntricas dos molares para lingual.
 
O torque dos dentes posteriores inferiores devem estar em harmonia com os torques dos caninos afim de apresentar boa oclusão funcional – oclusão mutuamente protegida.
PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI!
COMPRE, com desconto, e descubra TUDO sobre Ortodontia, clicando sobre a IMAGEM.
Técnica Simplificada SWA -Messias Rodrigues


Fonte:

SmartClip: Tratamento Ortodôntico com Sistema de Aparelho Autoligado - Hugo Trevisi 

 Elsevier Mosby

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>