[ARTIGO] A satisfação de pacientes em tratamento ortodôntico.
1. TÍTULO:
Avaliação do nível de satisfação de pacientes em tratamento ortodôntico em relação à atuação do ortodontista.
2. AUTORES:
CARNEIRO, Claudia Beleski;
MORESCA, Ricardo;
PETRELLI, Nicolau Eros.
3. PUBLICAÇÃO:
Dental Press J. Orthod. 2010, vol.15, n.6.
4. RESUMO:
4.1. OBJETIVO: devido à crescente preocupação dos profissionais em adquirir novos pacientes e mantê-los satisfeitos com o tratamento, o presente estudo tem por objetivo avaliar o nível de satisfação de pacientes em tratamento ortodôntico em relação à atuação do ortodontista.
4.2. MÉTODOS: foram avaliados 60 questionários preenchidos por pacientes em tratamento ortodôntico com profissionais especialistas em Ortodontia, da cidade de Curitiba-PR. Os pacientes foram divididos em dois grupos:
grupo 1 compreendia 30 pacientes que se consideravam insatisfeitos e se transferiram de profissional nos últimos 12 meses;
os 30 pacientes participantes do grupo 2 consideravam-se satisfeitos e estavam em tratamento ortodôntico com o mesmo profissional há pelo menos 12 meses.
4.3. RESULTADOS E CONCLUSÕES: após a realização da análise estatística pelo teste qui-quadrado, foi possível concluir que os fatores estatisticamente relacionados com o nível de satisfação dos pacientes avaliados, considerando a atuação do ortodontista, foram:
– titulação,
– recomendação do profissional,
– motivação,
– classificação técnica,
– interação profissional/paciente,
– relacionamento pessoal com o paciente.
Na avaliação do tratamento ortodôntico, os fatores que determinaram diferenças estatisticamente significativas no nível de satisfação dos pacientes foram:
– quantidade de pacientes atendidos simultaneamente,
– integração do paciente durante as consultas
4.4. Palavras-chave: Satisfação do paciente; Relações profissional-paciente; Ortodontia.
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