[ARTIGO] Corticotomias alveolares: INDICAÇÕES E EFEITOS

 Home / Blog / [ARTIGO] Corticotomias alveolares: INDICAÇÕES E EFEITOS

[ARTIGO] Corticotomias alveolares: INDICAÇÕES E EFEITOS

Share Button

1. ARTIGO:
Corticotomias alveolares na Ortodontia: indicações e efeitos na movimentação dentária.

2. AUTORES:
OLIVEIRA, Dauro Douglas;
OLIVEIRA, Bruno Franco de
SOARES, Rodrigo Villamarim

3. PUBLICAÇÃO:
Dental Press J. Orthod. [online]. 2010, vol.15, n.4, pp.144-157

CORT4. RESUMO:
4.1. INTRODUÇÃO: a busca pelo aumento na eficiência dos tratamentos ortodônticos é uma constante em diversas áreas da Ortodontia atual.
A realização de corticotomias alveolares pouco antes da aplicação de forças ortodônticas vem sendo sugerida como uma forma de potencializar a movimentação dentária e, consequentemente, o tratamento ortodôntico como um todo.
4.2. OBJETIVO: o presente artigo revê a perspectiva histórica dessa abordagem terapêutica, apresenta e ilustra com casos clínicos suas principais indicações e, por fim, discute os fundamentos biológicos que justificam sua utilização.
4.3. CONCLUSÕES: o interesse pelo uso das corticotomias alveolares como abordagem coadjuvante ao tratamento ortodôntico vem crescendo e a compreensão de seus efeitos tem aumentado e se tornado mais embasada cientificamente. O estímulo biológico gerado pelas corticotomias repercute na estrutura do osso trabecular, o que proporciona uma oportunidade para que certas movimentações ortodônticas sejam potencializadas. Apesar de serem indicadas primariamente para encurtar o tempo de tratamento ortodôntico, os autores do presente trabalho acreditam que as indicações mais racionais para as CAS são nos casos onde dispositivos de ancoragem esquelética não podem ser utilizados, ou até mesmo em associação a eles. Novos estudos elucidarão ainda mais como utilizar as CAS na Ortodontia, ou estimularão a busca por novos procedimentos que causem o mesmo estímulo das corticotomias, porém de forma menos invasiva.

5. Palavras-chave: Corticotomias alveolares; Movimentação ortodôntica; Ortodontia acelerada; Tratamento ortodôntico.

LINK PARA O ARTIGO: AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>