[ARTIGO] Tratamento não-cirúrgico da deficiência transversa em adultos utilizando a Expansão Rápida Palatina (MARPE) assistida por microimplantes.

 Home / Blog / [ARTIGO] Tratamento não-cirúrgico da deficiência transversa em adultos utilizando a Expansão Rápida Palatina (MARPE) assistida por microimplantes.

[ARTIGO] Tratamento não-cirúrgico da deficiência transversa em adultos utilizando a Expansão Rápida Palatina (MARPE) assistida por microimplantes.

Share Button

1. TÍTULO:
Tratamento não-cirúrgico da deficiência transversa em adultos utilizando a Expansão Rápida Palatina (MARPE) assistida por microimplantes.

Non-surgical treatment of transverse deficiency in adults using Microimplant-assisted Rapid Palatal Expansion (MARPE)

2. AUTORES:
BRUNETTO, Daniel Paludo;
SANT’ANNA, Eduardo Franzzotti;
MACHADO, Andre Wilson;
MOON, Won.

3. PUBLICAÇÃO:
Dental Press J. Orthod. 2017, vol.22, n.1, pp.110-125.

APARELHO4. RESUMO:

4.1. Introdução: A deficiência transversa da maxila é uma má oclusão com alta prevalência em todas as faixas etárias, da dentição decídua à permanente. Se não for corrigida, pode agravar-se com o passar do tempo, prejudicando o crescimento e desenvolvimento facial.
Além dos prejuízos oclusais, essa deficiência pode trazer problemas respiratórios também severos, devido à consequente constrição da cavidade nasal.
Em pacientes em crescimento, a sua resolução é relativamente simples, por meio da expansão rápida convencional da maxila. Porém, os pacientes já maduros geralmente são encaminhados para um procedimento mais invasivo, a expansão rápida de maxila assistida cirurgicamente (SARPE).
Mais recentemente, pesquisadores têm demonstrado que é possível executar a expansão palatal esquelética em pacientes adultos sem auxílio de osteotomias, mas sim com auxílio de mini-implantes.
Essa técnica é denominada Microimplant-Assisted Rapid Palatal Expansion, ou MARPE.

4.2. Objetivo: O objetivo do presente artigo é demonstrar e discutir uma das técnicas disponíveis de MARPE, desenvolvida por Won Moon e colaboradores, na University of California, Los Angeles (UCLA).

4.3. Métodos: A técnica encontra-se detalhadamente descrita, com as etapas laboratoriais e clínicas que devem ser seguidas para sua correta execução. Para descrevê-la, é apresentado o caso clínico de uma paciente adulta, detalhando toda a sequência do tratamento e os resultados obtidos.

4.4. Conclusão: A técnica apresentada pode ser uma alternativa não invasiva à SARPE na resolução da deficiência transversa de maxila, podendo ser empregada na maioria dos pacientes com crescimento facial finalizado. A paciente apresentada demonstrou benefícios significativos nos aspectos oclusal e respiratório, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

4.5. Palavras-chave: Expansão rápida da maxila assistida por mini-implantes; Técnica de expansão palatina; Polissonografia; Síndrome da apneia obstrutiva do sono; Pacientes adultos; Deficiência transversa de maxila; Mordida cruzada posterior.

LINK PARA O ARTIGO: AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>