Monografia: Inter-relação Periodontia e Ortodontia.

 Home / Blog / Monografia: Inter-relação Periodontia e Ortodontia.

Monografia: Inter-relação Periodontia e Ortodontia.

Share Button
O autor Sidney Luís Foss apresentou à Associação Brasileira de Odontologia (ABO) para obtenção do título de Especialista em Periodontia, a  monografia: Inter-relação Periodontia e Ortodontia.


Nessa monografia, o autor avaliou a viabilidade do tratamento ortodôntico em pacientes com comprometimento periodontal. 
O tratamento ortodôntico realizado de uma forma inadequada em pacientes periodontais, pode certamente contribuir para futuro colapso dos tecidos de suporte periodontal. A combinação de inflamação, forças ortodônticas e trauma oclusal, pode produzir uma destruição mais acelerada dos tecidos de suporte periodontal, do que quando tivermos a inflamação isoladamente. É clinicamente essencial que o tratamento periodontal, com a eliminação da placa bacteriana, seja realizado antes do tratamento ortodôntico. Os pacientes devem ser orientados quanto à higiene oral durante todo o tratamento ortodôntico.

Durante todo o tratamento ortodôntico, mas principalmente na fase ativa, o trauma oclusal e a placa bacteriana devem ser identificados e eliminados, visto que doença periodontal e movimento ortodôntico associado, levam a uma perda de inserção de uma forma mais acelerada. O elemento-chave no manuseio ortodôntico de pacientes adultos com doença periodontal é a eliminação, ou redução, do acúmulo de placa e da inflamação gengival. Isto implica numa grande ênfase nas instruções de higiene oral, no planejamento do tratamento ortodôntico e em revisões periódicas periodontais. Um reforço nas instruções de higiene oral e na motivação do paciente é feito após a colocação do aparelho ortodôntico e durante o tratamento visitas a cada três meses devem ser feitas ao periodontista.


CONCLUSÕES

O autor chegou as seguintes conclusões:

1. Tratamento ortodôntico realizado de uma forma inadequada em pacientes periodontais pode certamente contribuir para futuro colapso dos tecidos de suporte periodontal.
2. A combinação de inflamação, forças ortodônticas e trauma oclusal pode produzir uma destruição mais acelerada dos tecidos de suporte periodontal do que quando tivermos a inflamação isoladamente.
3. É clinicamente essencial que o tratamento periodontal com a eliminação da placa periodontopatogênica seja executado antes do início do tratamento ortodôntico.


4. Pacientes devem ser orientados quanto à higiene oral, antes, durante e pós-tratamento ortodôntico.
5. Observações clínicas e radiográficas confirmam e nos levam a acreditar que todo paciente seja ele saudável ou portador de patogenia periodontal, possam ter um tratamento ortodôntico, desde que os princípios básicos sejam executados e mantidos.
6. Em pacientes com periodontite avançada, isto é, bolsas infra-ósseas, o tratamento ortodôntico deve ser realizado com forças brandas e movimentos curtos mantendo-se os níveis de placa bacteriana sempre baixos, com acompanhamento de um periodontista, a cada três meses.
7. Em pacientes com deiscências ósseas, poderemos ter reparação tecidual através de ortodontia, quando estes dentes são recolocados na posição original e mantidos por um longo período.
8. Pacientes com mobilidade dentária acentuada pode-se esperar reparação desde que ocorra estabilidade e controle de placa bacteriana.
9. Movimento de extrusão esta indicada para diminuir efeitos infra-ósseos e aumentar o tamanho da coroa clínica de um dente isoladamente.
10. Da mesma forma a intrusão é recomendada como um aliado na terapia periodontal para dentes com perda óssea horizontal e vertical e para dentes que necessitem aumento de coroa clínica isoladamente.
11. O trauma oclusal isoladamente não altera os tecidos periodontais, não agrava uma periodontite pré existente, nem perda de inserção, porém associado às forças ortodônticas e condição periodontal agravada o resultado pode ser desastroso.
12. A cooperação interdisciplinar, periodontia e ortodontia, podem transformar pacientes que apresentam problemas dentários e gengivais esteticamente não atraentes em pessoas com um sorriso bonito e eficiente, tornando este paciente clinicamente mais sociável.
Palavras-chaves: Periodontia; Ortodontia.


Seja fã do CETROblog no Facebook, você também

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>