Protocolo de Tratamento: Nivelamento 4×2 na Dentição Mista

 Home / Blog / Protocolo de Tratamento: Nivelamento 4×2 na Dentição Mista

Protocolo de Tratamento: Nivelamento 4×2 na Dentição Mista

Share Button

Ortodontia Interceptiva: Nivelamento 4×2


A – Conceito:
É o nivelamento realizado em estágios precoces do desenvolvimento da oclusão. O nome vem dos dentes envolvidos na mecânica: quatro incisivos e dois molares.


B – Indicação de Tratamento:
1 – Coroa dos incisivos centrais inclinada para distal – Sugerindo presença de hábitos persistentes de sucção de dedo ou chupeta.
2 – Espaços entre os incisivos centrais for suficiente para irrupção e/ou alinhamento dos incisivos laterais permanentes irregulares.
3 – Os problemas periodontais decorrentes de impacção alimentar e dificuldade de higienização.
4 – Transtorno estético imposto ao sorriso, com impacto psicossocial na vida da criança.
5 – Inclinação vestíbulo-lingual incorreta dos incisivos permanentes levando o paciente a uma relação de topo ou a uma mordida cruzada anterior.
C – Considerações Clínicas:

1 – O nivelamento 4×2 é realizado no período inter-transitório. Logo após da irrupção dos quatros incisivos permanentes. Isso devido à posição do germe do canino permanente superior situar-se mais alto no final do primeiro transitório até o inicio do período inter-transitório.

Colagem errada do braquete no Incisvo Lateral
Colagem correta do braquete no Incisivo Laterl
2 – Colagem do Incisivo Lateral. A colagem dos braquetes nesses dentes deve ser feita levando em consideração o tipo de movimentação que o elemento dental vai realizar durante o nivelamento.  Nessa fase, a angulação de 3° a 5° preconizada não é desejada.  Porque, assim, a raiz do incisivo lateral seria lançada ao encontro do germe do canino permanente. Resultando a uma impactação do canino e/ou reabsorção da raiz do incisivo lateral. A colagem deve ser individualizada, para preservar a inclinação mesiodistal inicial da raiz desse dente. Para tanto, os braquetes dos incisivos laterais tem que ser colados passivamente, ou seja, colados com uma contra-angulação, se os braquetes utilizados forem os pré-ajustados.
3 – Os segundos molares decíduos podem ser utilizados para ancorar o nivelamento 4×2. Essa escolha recai na facilidade operacional em relações aos primeiros molares permanentes, que ainda não terminaram a sua irrupção. A distal dos primeiros molares, nessa fase, ainda está muito próxima do nível gengival.
4 – O nivelamento 4×2 restringe aos fios redondos. Iniciando-se com o fio NiTi  ,016”, seguidos do fios de aço ,016”; ,018” e ,020”. A partir do fio ,016” de aço, a confecção de ômegas no limite mesial dos tubos deve ser  realizado com intenção de estabilizar os arcos de nivelamento.
5 – Por meio do alinhamento 4×2, pode-se melhorar o alinhamento dos incisivos permanentes no rebordo alveolar, distribuir ou concentrar o espaço para irrupção e/ou alinhamento de um ou mais incisivos, eliminar desvios funcionais e reduzir a protrusão dentária.
6 – A força aplicada não provoca o encurtamento radicular. E a rizogênese prossegue o seu curso normal, sem interrupção. A movimentação induzida não é contra-indicada em entes com raízes incompletas.
7 – Contenção: placa de Hawley por um período que pode variar de seis meses a um ano. Dependendo do grau de irregularidade apresentada inicialmente.

Palavras-chave: Odontologia. Ortodontia. Ortodontia Interceptiva. Protocolo de Tratamento. Nivelamento 4×2.
Visite nossa página no Facebook 

Artigo-base: Nivelamento 4×2: ponderações sobre sua aplicação na dentadura mista e permanente.

Autor: Omar Gabriel da Silva Filho

Publicação: Revista Clínica de Ortodontia – Dental Press – v.5, n.3 – Jun/jul 2006

2 Comments

Tio Dentista

Muito bom o artigo!<br />Muitos pais acabam nos procurando com os filhos na &quot;fase do patinho feio&quot; querendo que a gente faça alguma coisa.<br />Um bom diagnóstico, sempre com embasamento, é fundamental para esclarecê-los da real necessidade do aparelho nessa fase. E, se realmente for a indicação, os cuidados são imprescindíveis para o sucesso do tratamento.<br />Parabéns!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>