Ortodontia Lingual: A Verdadeira Ortodontia Invisível

 Home / Blog / Ortodontia Lingual: A Verdadeira Ortodontia Invisível

Ortodontia Lingual: A Verdadeira Ortodontia Invisível

Share Button

A ortodontia lingual desenvolveu-se inicialmente nos Estados Unidos, difundiu-se pela Europa e Japão, e hoje ela já é uma realidade em todo o mundo, inclusive no Brasil. A técnica lingual iniciou-se em 1975, com Craven Kurz, utilizando braquetes da técnica vestibular, ou seja, braquetes que eram colados na face externa dos dentes e que foram adaptados para a face lingual dos mesmos.

LINGUALA intenção era de se obter um tratamento estético e praticamente invisível. Como a estética é sempre um tema atual e a procura por ela é grande, a ortodontia lingual continuou evoluindo; muitas empresas avançaram em pesquisas e desenvolveram diversos sistemas e tipos de braquetes para serem utilizados na nova técnica. Isto facilitou o trabalho dos ortodontistas e colaborou para o aumento da procura por esse tipo de tratamento.

A ortodontia lingual é uma técnica recente, ainda discutida por muitos ortodontistas e praticada por poucos. Ocasionalmente são levantadas objeções ao tratamento lingual por profissionais que não a utilizam, principalmente alegando que o tratamento lingual é mais demorado, entretanto, não há trabalhos que comprovem esta diferença, isto faz parte da história e do desenvolvimento de “novas técnicas”. Muitos consideram a técnica lingual difícil, pois exige mais conhecimento sobre questões biomecânicas e demanda muita habilidade do profissional que a executa.

A técnica ortodôntica lingual é considerada uma técnica estética, que demanda tempo de trabalho e habilidade do profissional que a utiliza, mas é viável para muitos casos e para pacientes que não se tratariam com a técnica convencional por vestibular ou similar. As empresas estão procurando desenvolver braquetes melhores para atender ao mercado ortodôntico lingual, mas ainda não chegaram a um braquete que seja de consenso ideal para todos os ortodontistas, mas se pode dizer que o braquete autoligado contribui para diminuir o atrito e é um facilitador para a técnica lingual.

Muitos trabalhos de pesquisa precisam ser feitos para melhorar a parte clínica e laboratorial, mas muito já se avançou. A ideia de se fazer um braquete que seja confortável e prático, sem ser muito oneroso, ainda persiste, devendo-se continuar os estudos para seu desenvolvimento.

Ortodontia Lingual: a verdadeira Ortodontia Invisível

3 Mitos da Ortodontia Lingual

FONTE:
O1 – Ortodontia lingual: um aparelho “invisível” Lingual orthodontics: an “invisible” appliance – Silvana allegrini Kairalla1, rogério adib Kairalla, Sérgio luíS de Miranda, luiz renato ParanhoS – Rev Bras Cir Craniomaxilofac 2010; 13(1): 40-3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>