[ARTIGO] Impacto da expansão rápida da maxila nos respiradores bucais

 Home / Blog / [ARTIGO] Impacto da expansão rápida da maxila nos respiradores bucais

[ARTIGO] Impacto da expansão rápida da maxila nos respiradores bucais

Share Button

1. TÍTULO:
Impact of rapid maxillary expansion on nasomaxillary complex volume in mouth-breathers
Impacto da expansão rápida da maxila no volume do complexo nasomaxilar em respiradores bucais

2. AUTORES:
CAPPELLETTE JR., Mario et al.

3. PUBLICAÇÃO:
Dental Press J. Orthod. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.79-88. ISSN 2176-9451.

http://dx.doi.org/10.1590/2177-6709.22.3.079-088.oar.

 RESP.

4. RESUMO:
4.1.Objetivo: avaliar as alterações volumétricas do complexo nasomaxilar em pacientes respiradores bucais com deficiência transversal da maxila tratados com expansão rápida da maxila (ERM).
4.2.Métodos: foram selecionados 38 pacientes respiradores bucais, independentemente da má oclusão ou raça, portadores de constrição maxilar, e realizou-se um estudo de intervenção, prospectivo, controlado. Para o grupo experimental, foram selecionados 23 pacientes, sendo 11 (47,8%) meninos e 12 (52,2%) meninas, com média de idade de 9,6 anos (variando de 6,4 a 14,2 anos) e desvio-padrão de 2,3 anos; e 15 pacientes para o grupo controle, sendo 9 (60%) meninos e 6 (40%) meninas, com média de idade de 10,5 anos (variando de 8,0 a 13,6 anos) e desvio-padrão de 1,9 anos. Todos os pacientes realizaram exames de tomografia computadorizada (TC), de acordo com protocolo padronizado: TC inicial (T1) e TC após três meses do período de contenção (T2). Os pacientes do grupo experimental foram tratados com expansão rápida da maxila usando um expansor Hyrax para a correção da deficiência transversal durante o intervalo T1-T2. As imagens tomográficas para avaliação volumétrica total e parcial do complexo nasomaxilar foram manipuladas no programa Dolphin ® versão 11.7.

4.3. Resultados: os resultados revelaram que no grupo experimental houve um aumento significativo no tamanho das estruturas de interesse em comparação com o grupo controle, tanto no geral quanto nas regiões específicas.
4.4.Conclusões: a expansão rápida da maxila (ERM) promoveu uma expansão significativa de todas as estruturas do complexo nasomaxilar (cavidade nasal, orofaringe, seios maxilares direito e esquerdo).

4.5. Palavras-chave : Deficiência maxilar; Expansão maxilar; Tomografia computadorizada; Cavidade nasal..

LINK PARA O ARTIGO: AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>